Ensinando questões de gênero: uma visão comparativa da (des)igualdade em meio acadêmico no Sudeste da Europa

Autores

  • Ramona Mihaila
  • Isabel Lousada

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1887-8214.2024v37n1.71004

Resumo

Este estudo visa examinar questões de gênero no âmbito das principais estratégias da União Europeia nas suas relações externas. A abordagem europeia, moldada pelo consórcio multicultural e diversificado dos estados-membros, enfatiza a igualdade entre mulheres e homens. Considera fatores como a diferença salarial entre gêneros nos países da UE, a satisfação no trabalho, raça, imigração, religião, políticas de inclusão, a feminização do trabalho, qualificações profissionais e o contexto laboral. Os estudos de caso exploram tópicos de gênero em vários ambientes sociais, políticos e religiosos, com um foco particular nos países ex-comunistas no contexto europeu. Estes estudos analisam equívocos e preconceitos de género, o empoderamento das mulheres e as construções sociais na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-03

Como Citar

RAMONA MIHAILA; ISABEL LOUSADA. Ensinando questões de gênero: uma visão comparativa da (des)igualdade em meio acadêmico no Sudeste da Europa. Revista Ártemis, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 97–111, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.1887-8214.2024v37n1.71004. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/71004. Acesso em: 21 nov. 2024.