A leitura e a educação como elementos de conscientização e emancipação das protagonistas em Destinos e Sozinha, de Sara Beirão

Autores

  • Aldinida Medeiros
  • Michelle Thalyta Cavalcante Alves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13356855

Resumo

O estudo que ora trazemos consiste em uma leitura crítico-analítica das protagonistas de dois romances de Sara Beirão. A relação com as letras foi um passo importante para a mulher portuguesa, um caminho que possibilitou, gradativamente, a conquista para o exercício de seus direitos e a apresentação de suas potencialidades, características que venceram muitas imposições da ideologia patriarcal ao longo dos séculos. As obras Sozinha (1940) e Destinos (1955) permitem, em seus enredos, evidenciar a importância da instrução para a emancipação feminina, fosse ela, à época, parcial ou total. É possível, pois, demonstrar que a educação consiste no principal instrumento de conscientização para a modificação de uma sociedade.  Nessas duas narrativas, constatamos que é por meio da leitura e educação formal que o indivíduo se torna mais consciente de seu lugar e encontra sua voz na sociedade, podendo, assim, contribuir de maneira ativa para a igualdade de direitos que sempre se buscou, notadamente por meio das lutas feministas. Utilizamo-nos da teoria e crítica literária, bem como dos aportes teóricos de Ana de Castro Osório (1905), Andradina Oliveira (2007), Constância Lima Duarte (1987), Irene Vaquinhas (2000), Manuela Tavares (2008), dentre outras. 

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Publicado

2024-08-03

Como Citar

MEDEIROS, A.; MICHELLE THALYTA CAVALCANTE ALVES PEREIRA. A leitura e a educação como elementos de conscientização e emancipação das protagonistas em Destinos e Sozinha, de Sara Beirão. Revista Ártemis, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 134–146, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13356855. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/71005. Acesso em: 14 out. 2024.