Biometria externa, avaliação corpórea e morfologia do canal alimentar de azulão (Cyanoloxia brissonii cyanoides, Lichtenstein, 1823)

Autores

  • Millena de Oliveira Firmino
  • Raul Antunes Silva Siqueira
  • Arthur Cássio de Lima Luna
  • Tarsila Almeida Cavalcante
  • Monalisa Valesca Soares de Farias Guerra
  • Ricardo Romão Guerra

DOI:

https://doi.org/10.25066/agrotec.v34i1.20379

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as medidas biométricas, externas e das vísceras do canal alimentar de azulões, apreendidos pelo CETAS-IBAMA/PB em 2010, assim como, a topografia visceral, análise histológica do canal alimentar e as condições corpóreas e de plumagem, a fim de fornecer dados morfológicos e das condições aos quais as aves dessa espécie chegam aos Centros de Triagem. Os animais tiveram suas medidas biométricas externas e do canal alimentar mensuradas, aferido o peso, topografia visceral descrita, condições corpóreas analisadas e processamento/análise histológica do canal alimentar realizada. Verificou-se que os espécimes apreendidos eram Cyanoloxia brissonii cyanoides e apresentavam más condições corpóreas, as quais estavam relacionadas com a perda de plumagem, assim como, que a biometria e a histologia dos órgãos estudados mostraram-se semelhantes às encontradas em outras aves já estudadas. Conclui-se, também, que há a necessidade de um manejo nutricional para os espécimes apreendidos pelos Centros de Triagem, antes da elaboração de projetos de soltura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Firmino, M. de O., Siqueira, R. A. S., Luna, A. C. de L., Cavalcante, T. A., Guerra, M. V. S. de F., & Guerra, R. R. (2013). Biometria externa, avaliação corpórea e morfologia do canal alimentar de azulão (Cyanoloxia brissonii cyanoides, Lichtenstein, 1823). Agropecuária Técnica, 34(1), 1–8. https://doi.org/10.25066/agrotec.v34i1.20379

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)