Repositórios de dados científicos nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil
um novo desafio
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n4.61618Resumo
Visa proporcionar um relance analítico sobre as atividades envolvidas a partir das mudanças induzidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que modificaram a Comunicação Científica nas últimas décadas, como as instituições de ensino e pesquisa brasileiras estão se inserindo no contexto dos dados abertos e os novos desafios a partir do domínio tecnológico, com destaque para as políticas fomentadas pela integração da Parceria para o Governo Aberto (OGP), na agenda ampla da Ciência Aberta e da inovação com propósito da construção de uma ciência pública, transparente e amplamente acessível. Identifica as instituições de ensino e pesquisa que já possuem repositórios de Dados Abertos de Pesquisa no Brasil, para isso foi feita uma pesquisa documental, bibliográfica e exploratória quanti-qualitativa sobre o tema inicialmente baseado em dois relatórios recentes de grupos de trabalho que desenvolvem pesquisa para a implantação de políticas públicas nacionais. A partir desses relatórios, foi realizada uma nova pesquisa no diretório Re3data e em outras fontes a partir do portal dados.gov.br para identificar quais instituições brasileiras já possuem repositórios de dados de pesquisa. No estudo apontado nos dois relatórios de 2019 havia sete registos na plataforma Re3Data e oito encontrados na Web. Na atualização da pesquisa, Re3Dta é constantemente atualizado, foram encontrados dez registos na plataforma Re3Data e treze na web, que nos levam a perceber a crescente presença de repositórios de Dados Abertos nas instituições de pesquisa brasileiras que muito embora indiquem crescimento, ainda é muito incipiente este tipo de repositório no Brasil.