Repositório como base de conhecimento

aplicações no contexto brasileiro

Autores

  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Geris
  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4357-8016
  • Gercina Ângela de Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4303-9071

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n3.67060

Resumo

Repositórios digitais (RD) e bases de conhecimento (BC) possuem objetivos semelhantes, porém, têm conceitos distintos. O objetivo deste estudo é investigar a implementação de BC tendo como suporte tecnológico um RD, explorando os modelos existentes. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com base em uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Scopus Elsevier, Web of Science, BRAPCI, Scielo e Google Acadêmico. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados somente estudos recuperados do Google Acadêmico, sendo o portfólio composto por 20 estudos. Os resultados permitiram identificar e mapear modelos, relações existentes e também diferenças em sua utilização, distribuídas em cinco categorias que incluíam soluções públicas e privadas para BC e RD institucionais e temáticos. Foram observados estudos que implementaram uma BC como RD (categorias 1 e 2) e outros (categorias 3, 4 e 5) nos quais o conceito de BC era amplo, envolvendo o processamento e a descoberta de conhecimento, associados a outros artefatos além dos repositórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Geris

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais.

Célia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais.

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais.

Gercina Ângela de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

PESQUISA EM ANDAMENTO