Repositório como base de conhecimento
aplicações no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n3.67060Resumen
Repositórios digitais (RD) e bases de conhecimento (BC) possuem objetivos semelhantes, porém, têm conceitos distintos. O objetivo deste estudo é investigar a implementação de BC tendo como suporte tecnológico um RD, explorando os modelos existentes. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com base em uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Scopus Elsevier, Web of Science, BRAPCI, Scielo e Google Acadêmico. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados somente estudos recuperados do Google Acadêmico, sendo o portfólio composto por 20 estudos. Os resultados permitiram identificar e mapear modelos, relações existentes e também diferenças em sua utilização, distribuídas em cinco categorias que incluíam soluções públicas e privadas para BC e RD institucionais e temáticos. Foram observados estudos que implementaram uma BC como RD (categorias 1 e 2) e outros (categorias 3, 4 e 5) nos quais o conceito de BC era amplo, envolvendo o processamento e a descoberta de conhecimento, associados a outros artefatos além dos repositórios.