O contexto complexo dos arquivos escolares

gestão documental e LGDP

Autores

Resumo

O arquivo escolar é uma unidade de informação que, no Brasil, ainda não possui diretiva nacional. Contudo, se apresenta como fonte de informação social e científica de crescente relevância, cuja gestão da informação e do conhecimento é necessária. As alterações no Regime de Informação, precipitadas pela Pandemia do Coronavírus-19, agravaram os problemas causados pela ausência de Profissionais da Informação. A partir de 2018, devido à promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados, existe a demanda do fluxo inadequado das chamadas informações pessoais econômicas ou sensíveis. Sob metodologia de pesquisa de Revisão bibliográfica, de natureza básica, qualitativa e descritiva, o objetivo deste estudo foi identificar as principais diretrizes generalistas, de aplicabilidade viável nos sistemas de ensino nacionais, voltados para a gestão documental em arquivos escolares, no contexto complexo da implantação da LGPD. Concluiu-se que o arquivo escolar é uma fonte riquíssima de informação no tempo presente, apesar das dificuldades e lacunas: Gestão Documental; Profissional da Informação; e Diretrizes Nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGCI/UFS). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI (2017). Graduada em Biblioteconomia e Documentação - Universidade Federal de Sergipe (2015). Professora voluntária do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe Pesquisadora no Grupo de Pesquisa PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações, da Universidade Federal de Sergipe, sob a coordenação da Professora Dra. Valéria Aparecida Bari, da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora da Coordenadoria Acadêmica (Eventos, Relacionamentos e Convênios) do Grupo de pesquisa em leitura, escrita e narrativa(PLENA). É membro da Equipe de Editoração, Design e Artes da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (ISSN 2595-9379) Com interesses de pesquisa nas temáticas de Arquivo, Arquivo Escolar, Documentação Permanente, Preservação e Conservação de Acervos, Mediação Documental, História do Livro; Biblioteca Escolar. (Texto informado pelo autor)

Vanderléa Nóbrega Azevedo Cortes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2013), Pós-graduação em Documentação e Gestão de Arquivos Empresariais e Culturais (2016) pela Faculdade Maurício de Nassau e Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (2019). Atuou como docente pelo Programa de Docência Voluntária do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (2016-2018) ministrando a disciplina de Metodologia Científica aplicada às Ciências Biológicas e Saúde. Integra o Grupo de Pesquisa PLENA ? GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestação da Universidade Federal de Sergipe como membro da Coordenadoria da Publicidade, Relacionamento, Convênios e Extensão do PLENA e participa da equipe de Editoração, Design e Artes da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (ISNN 2595-9379). Atualmente atua como Professora Tutora a Distância do Curso de Biblioteconomia em EAD pela Universidade Federal de Sergipe (2020- atual) e atua no quadro de Servidores Administrativos da PROCURADORIA DA UNIÃO EM SERGIPE na gestão da informação e Apoio da Coordenação Regional de Negociação e Mediação de Conflitos da Procuradoria Regional da 5ª Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Mediação da informação, Gestão da Informação e do Conhecimento, Memória Organizacional, Memória Institucional e Biblioteca Jurídica.

Valéria Aparecida Bari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

É formada e exerce profissionalmente a Biblioteconomia e Documentação desde 1990. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990) , mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Ingressou na carreira docente do magistério superior da Universidade Federal de Sergipe - UFS (2009). É líder do GRUPO PLENA - Grupo de Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações, desde 2015. Atua como membro do Comitê Científico e da diretoria da ASPAS - Associação Brasileira de Pesquisadores em Arte Sequencial, desde 2016. É membro da Comissão de estudo no campo da Documentação ABNT/CB-014, desde 2017. É editora científica da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (ISSN 2595-9379) desde 2018. Participou dos comitês científicos do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD; Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - ENEBD; do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB. É membro do Observatório de Quadrinhos da Universidade de São Paulo (OHQ/USP) desde 2001. Tem experiência profissional e docente nos campos da Ciência da Informação, Comunicação e Educação. É vinculada ao Departamento de Ciência da Informação (DCI), e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Exerceu cargo eletivo de Conselheira do CRB5, no período de 2014-2017. Atualmente, é conselheira nomeada do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), na 19 gestão (2022-2024). ORCID ID: 0000-0003-2871-5780. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO