Educação museal entre memoriais enlaces e o parabém acervístico da BRAPCI
Museum education between memorial captures and the brapci database anthological performance
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n4.64890Abstract
A Educação Museal é potencializadora da cultura da paz por meio de ações inclusivas e sociais. Nessa via alinham-se às diretrizes do direito à educação, à cultura, à informação e ao lazer. A pesquisa sonda o quantitativo de artigos do Acervo da Brapci e o diagnóstico situa o período de 2012 a 2021, de modo a caracterizar a produção científica e temática no âmbito da Ciência da Informação. A metodológica se direciona com a técnica de análise bibliométrica para a BRAPCI. Situa-se como um estudo descritivo e bibliográfico, realizado em outubro de 2022 e apresenta natureza quantitativa dos dados que circundam a esfera da Educação Museal. O diagnóstico posiciona indicadores métricos e busca: i) realçar a evolução temporal da temática nos últimos dez anos; ii) destacar os períodos científicos que mais acolheram o tema; e, iii) localizar os descritores mais representativos da educação museal. Os resultados recuperam um rol de 35 artigos na Brapci, destacando o ano de 2020 como o mais produtivo, com seis artigos de periódicos. Há o destaque para a revista Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação com quatro itens documentais recuperados. A conclusão ratifica que a temática está pulverizada em torno de 69 pesquisadores e em 26 periódicos, situando a primazia e a prospecção cidadã e sociocultural da educação museal.