Inteligência emocional

análise da produção científica internacional e direcionamentos futuros

Autores/as

  • Thais Flores Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • José Adroaldo Parcianello Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0001-6850-1328
  • Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0001-7076-4258
  • Gabrielle Loureiro de Ávila Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Taís de Andrade Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n1.63032

Resumen

O presente estudo busca investigar e caracterizar as pesquisas sobre o tema inteligência emocional, a partir da análise de artigos publicados nos últimos 11 anos, compreendendo o período de 2011 a 2021, em periódicos indexados à base internacional Web Of Science, das áreas de psicologia e administração. Para isso, foi utilizada a abordagem bibliométrica. Os resultados revelaram a identificação dos principais autores que pesquisam o tema, principais periódicos que publicaram sobre o tema, universidades nas quais os autores são associados, procedimentos metodológicos dos estudos encontrado e, por fim, foi possível estabelecer alguns direcionamentos futuros para outros pesquisadores. Assim, a partir destas características identificadas é possível um maior entendimento sobre a inteligência emocional e os fatores que se associam positivamente com o tema. Ademais, espera-se que este estudo possa servir como um guia para outros pesquisadores sobre os principais aspectos que envolvem a inteligência emocional, à medida que haja a compreensão de que as emoções dos indivíduos interferem positiva e negativamente em seu comportamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Flores Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Franciscana. Licenciada em Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-Graduanda em Contabilidade e Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestranda em Administração pela UFSM.

José Adroaldo Parcianello, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM). Atualmente é Administrador da UFSM e doutorando em Administração pelo PPGA/UFSM.

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria. Licenciado em Educação Profissional pela UFSM. Mestre e Bacharel em Administração pela UFSM. Pesquisador na área de Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional.

Gabrielle Loureiro de Ávila Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria.

Taís de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Administração pelo Centro Universitário Franciscano.

Publicado

2022-07-27

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO