MULHERES NA TATUAGEM: uma revisão integrativa sobre a representação e experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n31.67037.p294-315

Palavras-chave:

mulheres na tatuagem, trabalho, barreiras, revisão integrativa.

Resumo

Este artigo explora a presença e o papel das mulheres no campo da tatuagem, uma prática que tem evoluído ao longo da história com diversos significados e contextos sociais. Apesar do aumento atual do número de mulheres tatuadoras, a desigualdade de gênero ainda persiste nessa profissão. A tatuagem e a ocupação de tatuador têm sido objeto de debates e estigmas, mas também estão passando por um processo de transformação cultural. Neste artigo, propomos uma investigação sobre a representação e a experiência das mulheres tatuadoras em estudos acadêmicos, por meio de uma revisão integrativa de literatura. Além disso, discutimos as barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho de forma mais ampla, incluindo os estereótipos de gênero e a desigualdade de oportunidades. Os procedimentos metodológicos adotados abrangem a busca sistemática de teses, dissertações e artigos científicos relacionados ao tema, com o objetivo de contribuir para uma compreensão mais aprofundada das questões de gênero no campo da tatuagem. Por meio da análise proposta, percebemos que as mulheres ainda são minoria nesse ambiente de trabalho, enfrentando barreiras como, o preconceito, falta de reconhecimento, desigualdade e outros problemas relacionados a gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cavalheiro Ruffino Rauber, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutoranda no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), na linha de pesquisa de Organizações e Sociedades. Possui graduação em Administração  e mestrado em Gestão, Organizações e Sociedade. Além disso, é membra do NEORGS – Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Lattes.

Fernanda de Aguiar Zanola, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutoranda no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), na linha de pesquisa de Organizações e Sociedades. Possui graduação em Administração (2017) e mestrado em Marketing, Estratégia e Inovação (2019), ambas pela mesma Universidade (UFLA). Além disso, é membra do NEORGS - Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Lattes.

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Administradora e doutora em Administração pela UFMG (2006). Atualmente, professora do DAE/UFLA e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS. Atua com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, relações de gênero, subjetividade, identidade, cultura, carreira, relações de poder e poder disciplinar. Lattes.

Downloads

Publicado

2023-12-11