O LUGAR DA BRANQUITUDE NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO ESCOLAR: um diálogo necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n33.70697.p153-174

Palavras-chave:

educação antirracista, branquitude, racismo, decolonialidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como o educador branco pode contribuir para uma educação antirracista mais efetiva, visto que há uma grande escassez de debate sobre o tema. Assim, trataremos sobre educação, branquitude e lugar de fala, tal como a importância de uma formação voltada para a decolonialidade no contexto escolar. Dessa forma, entenderemos a importância de uma educação afetiva, que promova aprendizado por meio do respeito e da elevação da autoestima de pessoas negras, bem como a compreensão da complexidade da branquitude e suas camadas na sociedade. Através de entrevistas realizadas com professoras que atuam no ensino básico do estado do Rio de janeiro, discutimos também conceitos de branquitude (Bento, 2022), assim como a importância de uma perspectiva intercultural crítica e decolonial (Walsh, 2012) na construção de uma educação antirracista.

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Biografia do Autor

Rafael dos Santos Lazaro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação em Letras Português/Espanhol e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Educação e Relações Raciais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor adjunto de Didática Geral e Ensino de Língua Espanhola na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como professor na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Dedica-se aos estudos relacionados às relações raciais na formação de professores, trabalhando com a perspectiva decolonial dos currículos e das interações educacionais. http://lattes.cnpq.br/9940620765195524.

Isabelle Cerezo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui Graduação em Letras Português/Espanhol e Literaturas (2023) e é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro. Atua como pesquisadora em relações raciais e branquitude no contexto da educação. Foi bolsista no Programa de Residência Pedagógica (Capes) com o subprojeto voltado para Afro-brasilidade e Afro-Hispanismo na escola. Além disso. Participou do Projeto Tempo de Aprender e foi estagiária remunerada pela Prefeitura de Nova Iguaçu. http://lattes.cnpq.br/3639338275837272.

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Publicado

2024-12-07

Edição

Seção

BRANQUITUDES E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL