CULTURA POPULAR NOS BAIRROS DO ROGER E TAMBIÁ: cotidiano costumes e resistência
Abstract
Essa monografia discute as relações entre cultura popular e resistência cotidiana nos bairros do Roger e Tambiá sob a ótica dos costumes. A hipótese central é que paralela a uma história de coerções e disciplina, identificada a partir do final do séc. XIX e perpassando o séc. XX, persiste uma teimosa história de resistências cotidianas, onde o terreno dos costumes se mostra como um campo conflituoso, prenhe de estratégias e táticas. Atentaremos para a vivência cotidiana dos moradores, bem como as diversas temporalidades envolvidas, quando se leva em conta não só as diferenças entre passado e presente, mas também as várias formas de ocupação e de uso dos espaços, na atualidade. Para tanto, a perspectiva adotada foi a de enfatizar as táticas inscritas no jogo de negociação que os moradores experimentam na vida cotidiana. O que procuramos evidenciar aqui é que existem costumes em comum que imprimem um ritmo próprio à vida social do bairro.
Palavras chave: Cultura Popular; Cotidiano; Costumes; Resistência.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).