EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CRUZ DO ESPÍRITO SANTO/PB
Abstract
Este trabalho monográfico mostra, através de dados quantitativos, a análise das eficácia, eficiência e efetividade do Programa Bolsa Família no Município de Cruz do Espírito Santo, localizado na região metropolitana de João Pessoa, capital da Paraíba. Utilizando-se de fonte oficial do Governo Federal do Brasil, o presente trabalho utiliza todo o universo amostral e o cruzamento dos dados com a aplicação de estatística para poder analisar os resultados e concluir sobre o sucesso do Programa no Município analisado. Para este estudo, a série histórica analisada compreende os anos entre 2004 e 2008, com todos os benefícios recebidos por cada um dos beneficiados. O importante deste trabalho é mostrar, através dos fatos e dos números se o Programa Bolsa Família pode ser reconhecido e aceito como é veiculado pela imprensa e pelo próprio governo. No Brasil, não há cultura de avaliação, principalmente, no que diz respeito às políticas públicas. Portanto, este trabalho visa contemplar uma área do estudo da ciência política que carece de atenção. A idéia não é generalizar através do estudo de apenas um município para todo o Programa no âmbito nacional, mas levantar uma metodologia que possa ser verificada em outros âmbitos, em outras realidades e em outras políticas públicas.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Bolsa Família; Eficiência; Efetividade: Eficácia.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).