POLÍTICAS DISCORDANTES: lacunas deixadas pelos tratamentos ao portador do vírus HIV
Abstract
Este artigo tem como objeto de pesquisa casais heterossexuais sorodiscordantes caracterizados pela relação entre dois parceiros onde um possui soropositividade e o outro não, ou seja, um dos parceiros é portador do vírus HIV. Busca discutir a falta de política específica para esses casais na cidade de João Pessoa/PB, refletida nas falas dos entrevistados os quais apontam essa necessidade. Devido às novas formas de tratamento como terapias antirretroviral a expectativa de vida de portadores foram ampliadas e, consequentemente, um aumento nos relacionamentos entre casais de sorologia diferente. Os métodos de pesquisa utilizados foram observações participantes e entrevistas semi-estruturadas. A partir dos dados colhidos verificou-se que o procedimento individualista das abordagens médicas deixa lacunas no tratamento do casal, o qual ignora a esfera psicossocial para o tratamento do portador.
Palavras-chave: Sorodiscordância; Subjetividade; Políticas públicas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).