CAPITAL SOCIAL Y RESPUESTA COMUNITARIA AL DESASTRE: el caso de Curepto urbano pos 27-F
Abstract
O presente artigo tem o foco na resposta cidadã ao desastre, e utilizando dados qualitativos discute-se sobre como respondeu a comunidade de Curepto urbano (VII região, Chile) ao desastre em termos de capital social e qual é a possibilidade de (re)construí-lo a partir da palestra do terremoto do 27 de fevereiro do 2010 no centro-sul de Chile. O estudo de caso permite fazer a distinção que este emergência de capital social é do tipo vínculo, formando ilhas sociais que ameaçam com dividir à comunidade. A potencialidade de capitalização da nova rede social passa pelo aproveitamento dos espaços de sociabilidade prévios ao desastre e da idéia de pensar Curepto no largo prazo gerando capital social do tipo ponte.
Palavras-chave: Capital Social; Capital Ponte; Capital Vínculo e Desastre.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).