O ESTADO E A ESCOLA
Abstract
Este artigo é resultado de trabalho de conclusão da disciplina Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Trata-se de etnografia de caráter qualitativo, cunho descritivo, que aborda aspectos estruturais, funcionais, administrativos e educacionais que envolvem a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula e sua relação com o Estado e com a comunidade. O objetivo inicial era compreender o funcionamento do futuro ambiente de trabalho dos(as) estudantes/pesquisadores(as), observando também as relações sociais da escola com a comunidade do seu entorno, aspecto esse que acabou recebendo muita atenção no decorrer da pesquisa – em função de questões como a violência, por exemplo. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento das informações obtidas nos relatos de professores(as), funcionários(as) e alunos(as). Apresentamos elementos que possibilitam uma reflexão da escola publica em face às inspirações provocadas pelos novos conteúdos e disciplinas, como é o caso da implementação da sociologia no ensino médio. Observamos inúmeros obstáculos na implementação do processo de ensino e aprendizagem e na construção do conhecimento crítico, averiguamos problemas estruturais no ensino público que resultam em fortes inconsistências na administração, funcionalidade e compromisso social da escola com seus alunos(as).
Palavras- chave: Estado; Escola e Educação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).