SER DIABÉTICO: estudo sobre a Construção de Identidade na Associação de Diabéticos de João Pessoa – ADJP
Abstract
A pesquisa aborda relações entre saúde e sociedade, envolvendo construção de identidades a partir da doença, enfatizando mudanças no cotidiano dos indivíduos. Compreende-se que o conjunto de relações sociais mobilizadas pela doença permite acessar valores das sociedades contemporâneas, relacionadas à constituição do sujeito e as formas de sociação e solidariedades. O objetivo é entender os processos de incorporação da doença, caracterizando a bioidentidade, e as formas de solidariedade, bem como redes de apoio que se organizam a partir da doença. As observações realizadas junto à Associação de Diabéticos de João Pessoa/ADJP indicam que a manifestação da doença torna-se um aspecto relevante, que pode ocorrer na fase infanto-juvenil e na vida adulta (Mellitus). A afetação ocorre quando o indivíduo se depara com as diversas situações da doença, mudando o estilo de vida, os hábitos consolidados, passando a ter um regime alimentar e medicamentoso rigoroso resultante de um cuidado de si mesmo.
Palavras-chave: Diabetes; Sociabilidade; Autogestão; Bioidentidades.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).