ENTRE REIS, PADRES E SENHORES: visões do índio em Gilberto Freyre
Resumen
Quando abordamos a obra inicial de Gilberto Freyre, Casa Grande & Senzala (1933), e observamos a atenção que ele dá ao índio na formação da família brasileira, chega a nos surpreender que lhe seja dedicado apenas um único capítulo, ao contrário do negro, ou português, agraciados não só com um número maior de capítulos, mas também com reflexões mais extensas. Nossa intenção neste artigo é analisar o porquê de tal escolha – a primeira vista injusta – à luz das próprias reflexões de Freyre, não só em Casa Grande & Senzala, como também em Sobrados e Mucambos (1936), onde dá continuidade a reflexão sobre a sociedade patriarcal brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).