A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS COMO FATOR PARA O ALCANCE DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Autores/as

  • Maria de Fátima Santos de Araújo UFPB
  • José Silvano Neves UFPB

Resumen

O objetivo desse estudo foi desenvolver uma investigação com os servidores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, buscando captar o que na percepção deles poderia melhorar o desempenho do setor, e com isso alcançar resultados satisfatórios a fim de se atingir a missão institucional. Identificamos na área de Recursos Humanos a possibilidade de implementação de uma nova filosofia, buscando integrar a gestão deste setor específico com as estratégias utilizadas em outros setores da organização, a fim de atingir um nível de eficiência satisfatório. Sua contribuição consiste em demonstrar o que é preciso ser feito para que esta melhoria aconteça, detalhando as ações da Área de Recursos Humanos no que diz respeito ao desenvolvimento do capital intelectual, às questões administrativas e, ainda, oferece alguns históricos, condutas e conceitos que podem auxiliar várias formas de gestão. Desta forma, também esclarece que, para se obter os níveis de qualidade almejados, é necessário que as práticas e políticas de Recursos Humanos estejam alinhadas com as estratégias organizacionais, promovendo assim, a interconexão de todos os problemas das pessoas nas organizações, considerando os diferentes aspectos do conhecimento administrativo, dentre eles, a colocação, a capacitação, o aproveitamento e valorização do elemento humano e, também, na criação de vantagem competitiva frente aos desafios do ambiente contemporâneo.

Palavras-chave: Gestão. Recursos Humanos. Qualidade.

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Publicado

2019-07-21