A RELIGIÃO COMO PRODUTO DE CONSUMO: Reflexões

Autores/as

  • Maria Otilia Telles Storni UFPB
  • Liliane de F. L. Estima UFPB

Resumen

Nesse artigo focaliza-se a religião como produto de consumo, numa pesquisa onde se observou a mercantilização da fé no contexto da Igreja Universal do Reino de Deus. Na fundamentação teórica temos Weber (1994), além dos teóricos do consumo. Com a pós-modernidade (FEATHERSTONE, 1995), a freqüência aos templos se tornou uma atividade de lazer e as práticas espirituais se tornaram individualistas e utilitárias, com base na troca de contribuições monetárias por pedidos de graças como soluções de problemas dos fiéis, especialmente os de baixa escolaridade das classes baixas (PIERUCCI, F. & PRANDI, 1996 e GUERRA, 1999, entre outros). Neste trabalho os dados coletados foram de natureza documental e de pesquisa de campo, com entrevistas e observação dos cultos num templo de João Pessoa/PB.

Palavras-chave: Religião; Produto; Consumo.

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Publicado

2019-07-24