O DESENHO E O RE-DESENHO DAS IDENTIDADES NA MODERNIDADE
Resumen
A proposta deste artigo é refletir sobre alguns aspectos importantes que se referem à chamada “crise de identidade” na contemporaneidade. Tentaremos perceber um panorama sobre a identidade e suas principais ideias acerca dessas novas formas de representação nas sociedades contemporâneas. Será abordada a contribuição de autores como Ernesto Laclau e Stuart Hall ao tema, que se associam aos estudos culturais e identificam importantes ferramentas para a análise de processos de construção das identidades culturais e sociais com base na ideia de que o projeto moderno de racionalização opera como um a priori, desconectado de contextos culturais e políticos específicos. Sobretudo, serão analisadas as proposições de Laclau no que se refere à emergência das identidades coletivas a partir da concepção de “povo”. Além disto, a discussão perpassa as questões sobre nacionalismo, apresentando importantes aspectos na constituição das identidades nas sociedades contemporâneas.
Palavras-chave: Identidades; "Crise de Identidade"; Representação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).