A INVIABILIZAÇÃO DO CORPO GORDO NAS REVISTAS FEMININAS BRASILEIRAS: estudo de caso sobre capas da revista digital Elle Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n28.61924.p21-37Palabras clave:
Corpo gordo;, Moda;, Elle Brasil;, Revista;Resumen
O mundo globalizado fez com as plataformas midiáticas e de comunicação tivessem que se reinventar, como foi o caso das revistas impressas que convergiram, e algumas ressurgiram no formato digital. O presente artigo tem como objetivo discutir a inviabilização do corpo gordo feminino nas revistas femininas brasileiras, mais especificamente na revista digital Elle Brasil. A pesquisa ancora-se nos conceitos de gordofobia com Santos e Jimenez (2021), corpo ideal midiático com Siqueira e Faria (2007) e Oliveira (2018), explicando a moda como instrumento cultural. Para compor o artigo, três capas, cujos modelos estampados no produto eram gordos, foram objeto para análise textual e de imagem. Foi feito também um apanhado, de maneira bibliográfica, de como funcionam as escolhas editoriais e de como essas estruturas corpóreas foram representadas nas capas estudadas.
Descargas
Métricas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jayane Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).