A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E A SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
Este estudo foi realizado com a proposta de apresentar-se como fonte de informação acerca do profissional enfermeiro, em uma nova área de trabalho em Saúde Pública: Saúde da Família - SF, tendo como objetivo analisar a atuação e a satisfação profissional dos enfermeiros do Programa Saúde da Família, do Distrito Sanitário – DS IV - João Pessoa-PB, em função do desenvolvimento de novas práticas, como profissional de saúde integrante da Equipe de Saúde da Família. A pesquisa incluiu vinte e seis enfermeiras, sendo utilizada a abordagem qualitativa como método para coleta de dados, constituindo-se de entrevista. O estudo investigou informações sobre vocação e autonomia, o tipo de relacionamento com a equipe de trabalho, bem como a percepção profissional no desempenho de práticas inseridas nesse novo campo do cuidado em saúde. Os resultados mostraram que a Enfermagem é uma profissão eminentemente feminina e que a formação, a qualificação e a titulação habilitam o enfermeiro no exercício de sua função na Equipe de Saúde da Família. Trabalhar na Saúde Pública e a questão financeira foram apontados como fatores de motivação no exercício da profissão. Esses profissionais exercem sua autonomia satisfatoriamente, com boa relação entre os membros, sendo ainda observado que o enfermeiro percebe-se como peça fundamental na assistência à saúde.
Palavras-chave: Enfermeiro. Saúde da família. Cuidado em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).