MICROCRÉDITO E DESENVOLVIMENTO: avaliação dos impactos do Programa Crediamigo em população de baixa renda de Fortaleza
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre os programas de microcrédito do BNB - Banco do Nordeste, visando construir uma avaliação desses programas, voltados para o desenvolvimento. A hipótese central seria a de que as experiências de microcrédito são mediadas pelos significados que os próprios atores sociais envolvidos nos programas atribuem à idéia de desenvolvimento, aos quais estariam circunscritos os resultados do microcrédito. Partindo disso, realizamos uma avaliação dos impactos do CrediAmigo do BNB, verificando, por meio de uma pesquisa empírica entre beneficiários de baixa renda de Fortaleza, até que ponto o microcrédito promoveu mudanças nas condições de vida dessa população. Como conclusões, verificamos o aumento da renda dessa população, contudo, não se pode afirmar que o acesso ao microcrédito resulta em melhorias significativas nas condições de vida, de uma forma geral, apontando para os limites do alcance do microcrédito em promover mudanças rumo ao desenvolvimento social.
Palavras-chave: Avaliação; Microcrédito; Desenvolvimento; Crediamigo; Banco do Nordeste.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).