Expansão Tecnológica de um Serious Game Voltado ao Ensino de Geometria Plana Baseado no Geoplano

  • Ingrid Luana Almeida da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Deynne A Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ronei M. Moraes
  • Liliane S. Machado
Palavras-chave: serious games, inteligência, redes bayesianas,

Resumo

Serious Games são uma categoria especial de jogos que possuem um propósito que vai além da diversão, e por isso podem ser utilizados para promover propaganda, conscientização, ensino e treinamento. O GeoplanoPEC e o GeoplanoMob são serious games educacionais, baseados nas atividades realizadas em um tabuleiro chamado Geoplano, desenvolvidos pelo Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística (LabTEVE) da UFPB. Esses serious games buscam apoiar o aprendizado de geometria plana e o GeoplanoPEC foi desenvolvido considerando as configurações dos computadores das escolas públicas da Paraíba, enquanto que o GeoplanoMob foi desenvolvido considerando os telefones celulares com capacidade de executar aplicativos gráficos. Na época em que os serious games foram implementados, essas plataformas não possuíam muita capacidade computacional e, devido a essa limitação, os jogos tiveram que direcionar sua jogabilidade para o trabalho com perímetros de quadrados. No GeoplanoPEC, a disputa acontece através do desenho de quadrados com perímetro obtido através da multiplicação da face de dois dados e pode ocorrer entre dois jogadores ou entre um jogador e o computador, no qual as jogadas do computador são realizadas por uma inteligência baseada em redes Bayesianas do tipo Naive Bayes. O GeoplanoMob foi desenvolvido para uma plataforma ainda mais limitada quando comparada aos computadores pessoais. Dessa forma não foi possível implantar o sistema inteligente naquela versão do jogo, ocasionando numa alteração no desafio que passou a consistir na realização individual de desenhos a partir de instruções fornecidas por um personagem do jogo. O avanço tecnológico das plataformas móveis e a proliferação destas no ambiente escolar tornou possível a elaboração de uma nova versão dos jogos para a plataforma Android, que expande as funcionalidades das versões anteriores. Com o objetivo de ampliar o escopo de sua utilização nas escolas, a nova versão explora o perímetro e a área de formas geométricas como quadrados, losangos, retângulos, paralelogramos, trapézios e triângulos.
Publicado
2018-07-05
Como Citar
da Silva, I. L. A., Silva, D. A., Moraes, R. M., & Machado, L. S. (2018). Expansão Tecnológica de um Serious Game Voltado ao Ensino de Geometria Plana Baseado no Geoplano. Comunicações Em Informática, 2(1), 6. https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2018v2n1.38023
Seção
Resumos