Abordagens para Prover Feedback Automático em Atividades de Programação: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • José Raul de Brito Andrade

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2019v3n1.46721

Palavras-chave:

revisão da literatura, feedback em programação, educação e computação.

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão da literatura na qual identificamos quais as principais técnicas utilizadas nas ferramentas para prover feedback automático em programação. Nosso objetivo foi identificar as características dessas técnicas e estratégias usadas para auxiliar e mensurar a aprendizagem. Dentre os resultados, identificamos que a maioria dos estudos concentram-se nas aulas de graduação. Também identificamos que o uso de testes automáticos e comparação de códigos são estratégias populares. Os pesquisadores descreveram que os estudantes podem se beneficiar do uso dessas ferramentas, uma vez que melhoram seu desempenho e motivação. No entanto, embora essas abordagens sejam populares, não encontramos uma prática comum para avaliá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Andrade, J. R. de B. (2019). Abordagens para Prover Feedback Automático em Atividades de Programação: Uma Revisão da Literatura. Comunicações Em Informática, 3(1), 5–8. https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2019v3n1.46721

Edição

Seção

Artigos