Processos de Aprendizagem de Produtores Musicais Independentes Um estudo no contexto de João Pessoa

Conteúdo do artigo principal

Ernani Sá
Vinicius Eufrásio

Resumo

O presente trabalho discute os processos de formação de produtores musicais independentes atuantes na cidade de João Pessoa/PB, com o objetivo de compreender como esses profissionais aprendem, identificando similaridades e singularidades em suas trajetórias. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro produtores musicais atuantes em 2025 que, ao longo de sua trajetória artística e formativa, não passaram por espaços formais de aprendizagem específicos sobre produção musical. A análise evidenciou percursos marcados por autonomia e autodidatismo, nos quais o aprender se organiza de modo situado e não linear, articulando experimentação em contextos de prática (estúdios e home studios), circulação por redes de pares e acesso a recursos digitais (tutoriais, softwares e trocas online). Ao final, apresentamos reflexões sobre a aprendizagem na/como prática no campo da produção musical e suas implicações para o entendimento de “educações musicais” plurais, contribuindo para debates sobre formação de produtores e sobre o uso de tecnologias na educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ARALDI, Juciane. Formação e prática musical de DJs: um estudo multicaso em Porto Alegre. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

BELTRAME, Juciane Araldi. Educação musical emergente na cultura digital e participativa: uma análise das práticas de produtores musicais. 2016. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

FERNANDES, Fernando Eduardo Machado dos Santos. O autodidata em música. 2008. Monografia (Bacharelado em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

GALLETTA, Thiago Pires. Para além das grandes gravadoras: percursos históricos, imaginários e práticas do “independente” no Brasil. Música Popular em Revista, Campinas, v. 3, n. 1, p. 54-79, jul./dez. 2014.

GALLETTA, Thiago. Cena musical paulistana dos anos 2010 e o “novo artista da música” na produção independente brasileira pós-internet. Música Popular em Revista, Campinas, v. 5, n. 2, p. 116-141, jan./jul. 2018.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

GOMES, Rodrigo M. Do fonógrafo ao MP3: algumas reflexões sobre música e tecnologia. Revista Brasileira de Estudos da Canção, Natal, n. 5, p. 73-82, jan./jun. 2014.

GREEN, Lucy; NARITA, Flávia Motoyama; HAMOND, Luciana. O que os professores podem aprender com os músicos populares? Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0401, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0401. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21735. Acesso em: 26 abr. 2025.

LAVE, Jean. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 21, n. 44, p. 37-47, 2015.

RANGELLY, Douglas. Drigo e as demandas da produção musical independente na era das plataformas de streaming de áudio e das redes sociais. 2023. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social – Produção em Comunicação e Cultura) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.

ROCHA, José Ernani Nóbrega de Sá. Os processos de aprendizagens de produtores musicais independentes atuantes em João Pessoa. João Pessoa, 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2025.

SIMÕES, Alan Caldas. Autonomia em práticas informais de aprendizagem musical: um diálogo entre Paulo Freire e Lucy Green. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Manaus. Anais [...]. Manaus: ABEM, 2017.

STEIN, Leandro; VIEIRA, Glicia; QUADROS, Ruy. A dinâmica da inovação na indústria fonográfica e as transformações no processo de produção musical. Desafio Online, Campo Grande, v. 2, n. 3, p. 747-773, set./dez. 2014. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/. Acesso em: 28 abr. 2025.