"Occupy Brazil":
configurando uma rede de reações
Palavras-chave:
Análise de Redes Sociais, Occupy Brazil, TwitterResumo
As ações de um movimento auto denominado “Ocuppy Brazil”, durante 2013, chamaram a atenção em virtude da diversidade de ferramentas digitais utilizadas, em especial o Twitter. O presente artigo tem por objetivo analisar a conta “Occupy Brazil” e, para realizar a pesquisa, foram utilizados os mecanismos do “Twitter Advanced Search” - TAS, e os softwares de monitoramento de redes sociais, TweetStats, Twitaholic e TwitterCounter, todos de acesso gratuito. Os dados obtidos identificam uma forte relação com a página do movimento no Facebook, a utilização do idioma inglês, inclusive nas principais hashtags, o pequeno número de “retuites” e o caráter fundamentalmente unidirecional da conta. As análises empreendidas permitiram verificar que a conta @OccupyBrazil atua em dois eixos principais: a divulgação das ações do movimento Occupy ao redor do mundo e a estruturação de uma rede de reações, embora o segundo esteja ainda em fase de estruturação. Palavras-chave: Análise de Redes Sociais. Occupy Brazil. Twitter.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).