“Um por todos e todos por um”: a oferta midiática da cultura-produto de periferia nas séries do projeto Central da Periferia

Autores

  • Guaciara Barbosa de Freitas PPGC/UFPB

Resumo

Analisamos as séries não ficcionais do projeto Central da Periferia exibidas na TV Globo entre os anos de 2006 e 2008. Em nosso percurso metodológico consideramos o projeto como um todo e os diversos aspectos constituidores da dimensão produtiva televisiva, relacionando-a com aspectos econômicos e contextos socioculturais. Argumentamos sobre aspectos singulares na construção da narrativa, tanto na dimensão textual do argumento fundador, quanto no arranjo dos demais elementos constituidores do produto audiovisual. Reconhecemos que parte do discurso midiático necessita construir seus argumentos obedecendo a especificidades inscritas na lógica social do consumo, para que neste caso, a mídia possa ofertar seu próprio (re)significado de cultura-produto de periferia. Palavras-chave: Séries televisivas. Periferia. TV Globo.

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Biografia do Autor

Guaciara Barbosa de Freitas, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

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Publicado

2015-12-27

Como Citar

FREITAS, G. B. de. “Um por todos e todos por um”: a oferta midiática da cultura-produto de periferia nas séries do projeto Central da Periferia. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/27203. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As séries televisivas contemporâneas