Ambiência e desenho sonoro no documentário Terras (2009)

Autores

  • José Francisco Serafim Universidade Federal da Bahia
  • Raquel Salama Martins Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n1.42156

Palavras-chave:

Documentário, Banda sonora, Terras, Som ambiente, Análise fílmica

Resumo

Este artigo parte da análise fílmica do documentário Terras (2009), de Maya Da-Rin, para propor uma reflexão acerca do potencial narrativo e estético do som ambiente no cinema. Partimos da hipótese de que há um conjunto de produções no documentário brasileiro contemporâneo que apontam para o mesmo caminho de explorar esse elemento sonoro para além de um acessório figurativo da imagem. Com base nos conceitos de desenho sonoro e hiper-realismo sonoro, ao longo desta análise procuramos compreender os modos pelos quais os ruídos deixam de ser apenas um pano de fundo sônico das imagens e passam a produzir sentidos e sensações.

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Biografia do Autor

José Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Antropologia Fílmica pela Université Paris OuestNanterre (França), professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. 40170-115. Salvador (BA), Brasil.

Raquel Salama Martins, Universidade Federal da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista CNPQ. 40130-000. Salvador (BA), Brasil.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

SERAFIM, J. F.; SALAMA MARTINS, R. Ambiência e desenho sonoro no documentário Terras (2009). Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–17, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n1.42156. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/42156. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos