“E olha que eu sou virtual!”
Um estudo sobre as marcas Magazine Luiza e Natura e seus posicionamentos sobre questões de gênero no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.61889Palavras-chave:
gênero, personagem de marca, relacionamento, twitter, magazine luiza, naturaResumo
O presente trabalho analisa questões de gênero nas interações entre os consumidores e as personagens de marca utilizadas pelas marcas Magazine Luiza e Natura no Twitter. A pesquisa também avalia como essas marcas trabalham suas personagens enquanto representações do gênero feminino na rede social. São observadas questões relacionadas à gênero nas interações, que partem por parte das empresas e também dos consumidores. Através de uma análise de construção de sentidos em redes digitais verifica-se conteúdos que vão desde a responsabilidade social, por parte das empresas, até manifestações de assédio, por parte de alguns consumidores.
Downloads
Referências
AQUINO B., M. C.; GONZATTI, C. Análise de construção de sentido em redes digitais: a política das diferenças no caso da Rede Ninja de Opinião. Comunicação e Inovação, v.19, n. 39, p. 1-17, 2018.
BUTLER, J. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CHERNATONY, L. From brand vision to brand evolution. Oxford: Elsevier. 2001.
CIRINO, J. A. F.; ANTUNES, E. Análise de conteúdo do acontecimento jornalístico “Casais de O Boticário”. Comunicação. MÍDIA CONSUMO, SÃO PAULO, V. 17, N. 49, P. 268-294, MAI./AGO. 2020 DOI 10.18568/CMC.V17I49.2167
FURRIER, M., & SERRALVO, F. (s.d.). Fundamentos do posicionamento de marcas- uma revisão teórica. VII Semead, (p. 11). S. Paulo. Disponível: http://sistema.semead.com.br/7semead/paginas/artigos%20recebidos/marketing/MKT65_-_Posicionamento_de_marcas.PDF
HIWATASHI, E. Públicos, opinião dos públicos e opinião pública: as organizações na vitrine. In: HIWATASHI, Erica (org.). Públicos, opinião dos públicos e opinião pública [recurso eletrônico]. São Leopoldo: Unisinos, 2017.
IRIBURE, A.; JARDIM, P. G. #quemlacranãolucra (mesmo): disputas entre a marca Burger King e usuários do Twitter. Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura. Rio Branco: UFAC. Vol. 10, n. 2 (dez. 2021), p. 1-31. Disponível: https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5220
KINNEY, L.; IRELAND, J. Brand Spokes-Characters as Twitter Marketing Tools. Journal of Interactive Advertising, v. 15, n. 2, p. 135-150, 2015.
KOLLAT, J; FARACHE, F. Achieving consumer trust on Twitter via CSR communication. Journal of Consumer Marketing, v. 34, n. 6, p. 505- 514, 2017.
KOTLER, P.; SARKAR, C. “Finally, Brand Activism!”. In: The Marketing Journal. Disponível em: https://www.marketingjournal.org/finally-brand-activism-philip-kotler-and-christian-sarkar.
Kotler, P., & Keller, K. A Framework for Marketing Management (15ª ed.). Harlow, England: Pearson Education Limited. 2016
LAS CASAS, A. L. Cocriação de valor: conectando a empresa com os consumidores através das redes sociais e ferramentas colaborativas. São Paulo: Atlas, 2014.
LOTMAN, Y. La semiosfera. Madrid: Catedra, 1996.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. São Paulo: Vozes, 1997.
RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada por computador e redes sociais na internet. Porto Alegre, Editora Sulina: 2014.
ROCHA, C. B. A. Um pequeno guia ao pensamento, aos conceitos e à obra de Judith Butler. Cad. Pagu, Campinas, n. 43, p. 507-516, dez. 2014.
RODRIGUES, C. Butler e a desconstrução do gênero. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 179-183, abr. 2005.
SAFFIOTI, H. Gênero, patriarcado, violência. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1741437/mod_resource/content/1/G%C3%AAnero%2C%20Patriarcado%2C%20Viol%C3%AAncia%20%20%28livro%20completo%29.pdf
SCOTT, J.W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul./dez. 1995, pp. 71-99. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/71721/40667
SERPA, D.; FOURNEAU, L. Responsabilidade social corporativa: uma investigação sobre a percepção do consumidor. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 3, p. 83-103, 11. 2007. Disponível: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/539
TRINDADE, E.; PEREZ, C. Os múltiplos sujeitos da publicidade contemporânea. In: Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. V. 8, N. 4, 2009. Disponível: https://www.redalyc.org/pdf/3885/388539121004.pdf
ZAGO, G. Circulação e recirculação de narrativas do acontecimento em rede no jornalismo em rede: a Copa do Mundo de 2014 no twitter. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/109008 218 p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Clara Aquino, Cássia Schuch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).