Transgressão e preconceito como nova estética da direita brasileira:

o caso Olavo de Carvalho

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Transgressão, Nova Direita

Resumo

A presente proposta de artigo tem como intuito analisar certos discursos de figuras contemporâneas da direita brasileira e de que modo elas captam suas audiências mais pela mobilização de valores do que pelo conteúdo informacional. Dentre os objetivos, está também entender um pouco melhor quais são as “estratégias” discursivas que tentam legitimar falácias e teorias absurdas. Para isso, escolhemos como corpus algumas falas do autointitulado filósofo Olavo de Carvalho. Escolhemos um vídeo de Olavo de Carvalho, chamado “Todo apoio a Bolsonaro”, postado no YouTube no dia 15 de setembro de 2019. Como fundamentação teórica, tomamos como base as noções de: imaginários sociodiscursivos de Charaudeau (2007); construcionismo social; normatividade de coordenação; e algumas discussões a respeito do caráter transgressivo da nova direita abordadas por Angela Nagle (2017). Observamos nos discursos analisados que o pathos parece ser a dimensão retórica privilegiada em detrimento do logos. Valores e crenças substituem razões objetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Angrisano, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor e mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG, especialista em Comunicação - Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG e graduado em Comunicação Social pela PUC Minas. Possui também licenciatura em língua portuguesa pelo Programa Especial de Formação de Docentes do Cefet-MG. É servidor público federal; atua no cargo de Relações Públicas na UFMG. Como docente, possui experiência como professor estagiário e assistente no Cefet-MG e na PUC Minas. Desenvolve pesquisas em torno de áreas do conhecimento como Semiótica, Análise do Discurso e Estudos Culturais, com foco na edição televisual, narrativas telejornalísticas e construção social da verdade e da realidade.

Referências

BOGHOSSIAN, Paul. How are objective epistemic reasons possible? v.106, p. 1-40, 2001.

CARVALHO, Olavo de. Todo apoio a Bolsonaro. YouTube, 15 de setembro de 2019. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AkdxMZOUcK4. Acesso em 28 de setembro de 2022.

CHARAUDEAU, Patrick. Les stéréotypes, c’est bien. Les imaginaires, c’est mieux, in Boyer H. (dir.), Stéréotypage, stéréotypes : fonctionnements ordinaires et mises en scène, L’Harmattan, Paris, 2007.

GADINI, Sérgio Luiz. Em busca de uma teoria construcionista do jornalismo contemporâneo: a notícia entre uma forma singular de conhecimento e um mecanismo de construção social da realidade. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 33, 2007.

HASLANGER, Sally. Resisting Reality: Social Construction and Social Critique. Oxford: Oxford University press, 2012.

KLEINA, Nilton Cesar Monastier; SAMPAIO, Rafael Cardoso. De quem é a culpa? Argumentos e estratégias retóricas iniciais de youtubers da Nova Direita sobre o coronavírus. Dispositiva, v. 9, n. 16, p. 27–49, 2020.

KLEINA, N.; CARDOSO SAMPAIO, R. “Não sou eu quem está falando”: A retórica de autoridade em vlogs da Direita brasileira no YouTube sobre a vacina contra a COVID-19. Revista Eco-Pós, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 175–200, 2021

NAGLE, Angela. Kill all normies: online culture wars from 4chanand Tumblr to Trump and the alt-right. Winchester/Washington: Zero Books, 2017.

PERINI, E. Desinformação, Negacionismo e a Pandemia. São Leopoldo: Revista Filosofia Unisinos, Vol. 23, n.1, 2022.

VIZEU, Alfredo. A construção social da realidade e os operadores jornalísticos. Revista FAMECOS, v. 11, n. 25, p. 111–118, 2004.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

ANGRISANO, R. Transgressão e preconceito como nova estética da direita brasileira:: o caso Olavo de Carvalho . Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 19, p. 2–17, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/64365. Acesso em: 28 abr. 2024.