You better be joking

a circulação de sentidos em memes de Euphoria

Autores

  • Marlon Santa Maria Dias Universidade do Vale do Rio dos Sinos https://orcid.org/0000-0002-0175-9217
  • Milena Fidelis Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Palavras-chave:

Ficção Seriada, Meme, Euphoria, Circulação Discursiva

Resumo

O artigo investiga a produção de sentidos acerca da série Euphoria (HBO), direcionada ao público jovem e cujo tema central é o uso problemático de drogas e a sexualidade. Para tanto, analisam-se memes de internet produzidos a partir da série e coletados em mídias sociais em 2022. A discussão teórica apresenta os conceitos de ficção seriada e de memes de internet, bem como de circulação discursiva, que serve como operador metodológico. A análise, de orientação semiótica, identifica os sentidos ofertados pelas imagens, com foco na apropriação e criação feitas nos memes. Os resultados apontam a recorrência de memes que reiteram sentidos de humilhação e violência, indicando enredos, personagens e temas com os quais os fãs mais se identificam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Santa Maria Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Milena Fidelis, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em Jornalismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Durante a graduação, foi bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Integrante do Grupo de Pesquisa Ecrã - Imagem e Cultura Digital. 

Referências

ALLRATH, Gaby; GYMNICH, Marion; SURKAMP, Carola. Introduction: Towards a narrator of TV Series. In: ALLRATH, Gaby; GYMNICH, Marion (ed.). Narrative Stategies in Television. London: Palgrave Macmillan London, 2005, pp. 1-43.

ANDREJEVIC, Mark. Watching Television Without Pity. Television & New Media, [S.l.], v. 9, n. 1, pp. 24-46, 2008.

CHAGAS, Viktor. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB, São Paulo, n. 35, pp. 1-22, 2021.

COUTINHO, Lúcia. “É simplesmente diferente para meninas”: amor e sexo em seriados de teen drama. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, pp. 351-370, 2017.

FAUSTO NETO, Antônio. Circulação: trajetos conceituais. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 6, n. 2, pp. 8-40, 2018.

GARCÍA-MUÑOZ, Núria; FEDELE, Maddalena. Television fiction series targeted at young audience: plots and conflicts portrayed in a teen series. Comunicar, Huelva, n. 37, v. 19, pp. 133-140, 2011.

GUARINOS-GALÁN, Virginia. Televisual Teenager Phenomena. Adolescent Prototypes in TV Series in Spain. Comunicar, [S.l.], v. 17, n. 33, pp. 203-211, 2009.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LEAL-TOLEDO, Gustavo. Em busca de uma fundamentação para a memética. Trans/Form/Ação. Marília, v. 36, n. 1, p. 187-210, 2013.

LEIROS, Dandara; SILVA, Daniel Rios; CHAGAS, Viktor. Você não sabe de nada, Jon Snow: Difusão e reapropriação dos memes de seriados televisivos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Intercom, 2015.

MACHADO, Heitor Leal. As pesquisas sobre ficção seriada: um estudo da produção acadêmica brasileira de 2013 a 2017. GEMInIS. São Carlos, v. 9, n. 2, pp. 4-28, 2018.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2015.

MOSELEY, Rachel. The Teen Series. In: CREEBER, Glen (ed.). The Television Genre Book. London: Bloomsbury, 2015, pp. 52-54.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998.

REBOUÇAS, Davi; INOCÊNCIO, Luana. ‘Brace yourselves, the zuera is coming’: memes, letramento midiático digital e apropriação criativa dos fãs de Game of Thrones no Facebook. Periferia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, pp. 153-177, 2019.

RECUERO, Raquel. Mídia social, plataforma digital, site de rede social ou rede social? Não é tudo a mesma coisa? Medium, 9 jul. 2019.

RIOS, Daniel. Dinâmicas na circulação de mems em fandoms de séries televisivas. Revista Ação Midiática, Curitiba, n. 22, p. 17-37, jul./dez. 2021.

ROSA, Ana Paula da. Visibilidade em fluxo: os níveis de circulação e apropriação midiática das imagens. Interin, Curitiba, v. 21, n. 2, pp. 60-81, 2016.

SILVA, Daniel Rios. Séries televisivas e memes de internet: dinâmicas de sociabilidade na produção de fãs brasileiros. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

SHIFMAN, Limor. Memes in Digital Culture. Cambridge, MA: The MIT Press, 2014.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

DIAS, M. S. M.; FIDELIS, M. You better be joking: a circulação de sentidos em memes de Euphoria. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 21, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/69573. Acesso em: 18 nov. 2024.