O impacto da comunicação organizacional na sociedade:
categorias analíticas para estudos críticos
Palavras-chave:
comunicação organizacional, análise crítica do discurso, organizações empresariais, impactos na sociedadeResumo
Este artigo apresenta uma reflexão teórica que objetiva identificar categorias analíticas proporcionadas pela Análise Crítica do Discurso para estudos críticos que investigam os impactos da comunicação organizacional na sociedade. O estudo bibliográfico aborda a comunicação organizacional, as tendências de posicionamento das organizações disseminadas em estudos de mercado e as dimensões conceituais de poder, discurso e ideologia. Como resultado, são identificadas características para a análise das
estratégias comunicacionais considerando as dinâmicas discursivas das organizações.
Downloads
Referências
BARROS, S. M.. Bases filosóficas da análise de discurso crítica. In: BATISTA JR., J. R. L.; SATO, D. T. B.; MELO, I. F.. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018, p.36-47.
COOREN, F. et al. Communication, Organizing and Organization: An Overview and Introduction to the Special Issue. Organization Studies, v.32, n. 9, p.1149-1170, 2011. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0170840611410836. Acesso em: 05 jul. 2024.
EDELMAN. Estudo Global Edelman Trust Barometer. 2018a. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/trust-barometer-2018. Acesso em: 05 jul. 2024.
EDELMAN. Estudo Global Edelman Earned Brand. 2018b. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/earned-brand-2018. Acesso em: 05 jul. 2024.
EDELMAN. Estudo Global Edelman Trust Barometer. 2019a. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/trust-barometer-2019. Acesso em: 05 jul. 2024.
EDELMAN. In brand we trust? 2019b. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/in-brands-we-trust-2019. Acesso em: 05 jul. 2024.
EDELMAN. Estudo Global Edelman Trust Barometer. 2020a. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/edelman-trust-barometer-2020. Acesso em: 05 jul. 2024.
EDELMAN. Relatório especial: confiança nas marcas. 2020b. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/edelman-trust-barometer-2020. Acesso em: 05 jul. 2024.
EDELAMAN. Estudo Global Edelman Trust Barometer. 2022. Disponível em: https://www.edelman.com.br/edelman-trust-barometer-2022. Acesso em: 05 jul. 2024.
FRANÇA, V. V.. Sujeitos da Comunicação, Sujeitos em Comunicação. In: GUIMARÃES, C.; FRANÇA, V. (Orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.61-88.
IHLEN, Ø.; VAN RULER, B.. Introduction: Applying social theory to public relations. In: IHLEN, Ø.; VAN RULER, B.; FREDRIKSSON, M. (Eds.). Public relations and social theory: Key figures and concepts. New York: Routledge, 2009, p.1-20.
IHLEN, Ø.; VERHOEVEN, P.. Organization-society relationship. In: SCOTT, C. R. et al. The International Encyclopedia of Organizational Communication. John Wiley & Sons, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1002/9781118955567.wbieoc157. Acesso em: 05 jul. 2024.
KOSCHMANN, M.. What is Organizational Communication? United States: Department of Communication, University of Colorado Boulder, 2012.
MUMBY, D. K.; STOHL, C.. Disciplining Organizational Communication Studies. Management Communication Quarterly, v. 10, n.01, p.50-72. Sage Publications, 1996. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247741881_Disciplining_Organizational_Communication_Studies. Acesso em: 05 jul. 2024.
SARTOR, B. A.. O poder corporativo na perspectiva da democracia e do interesse público. In: MANIERI, T.; MARQUES, A.. Comunicação e poder organizacional: enfrentamentos discursivos, políticos e estratégicos. Goiânia: Gráfica UFG, 2018. p.138-152.
VAN DIJK, T. A.. El análisis crítico del discurso y el pensamiento social. Athenea Digital, 1, 18-24, 2002. Disponível em: https://atheneadigital.net/article/download/n1-van/22-pdf-es. Acesso em: 05 jul. 2024.
_____. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.
_____. Discurso-cognição-sociedade: estado atual e perspectivas da abordagem sociocognitiva do discurso. Letronica, Porto Alegre, v. 9, n. esp. (supl.), s8-s29, nov. 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/23189. Acesso em: 05 jul. 2024.
VAN RULER, B.; VERCIC, D.. Perspectivas europeias das relações públicas. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo (SP), a. 24, n. 39, p. 155-172, 2003.
_____. Reflective Communication Management: Future Ways for Public Relations Research. In: Annals of the International Communication Association, v.29, n.01, p.239-274, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/23808985.2005.11679049. Acesso em: 05 jul. 2024.
WODAK, R.. Do que trata a ACD - Um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso - LemD, v. 4, n.esp, p. 223-243, 2004. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/download/297/313. Acesso em: 05 jul. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Carareto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).