Quem é a vítima? Análise narrativa da série Law & Order SVU
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n2.37667Abstract
O presente texto analisa a tele série de ficção policial Law & Order – Special Victims Unit; um seriado derivado da franquia Law & Order especializado em crimes sexuais. O objetivo principal é a análise descritiva da série, problematizando-se como as narrativas estabelecem uma abdução singular, que procura definir quem é a vítima, além de determinar quem é o culpado. O método adotado é a análise narrativa das 18 temporadas e de seus episódios mais importantes. O quadrado semiótico narrativo de Greimas foi utilizado para ler a estrutura lógica do seriado. E a conclusão é que: a) a abdução da vítima procura distinguir os agressores estratégicos dos agressores táticos imediatos (que, vistos em perspectiva, também são vítimas); b) há uma diferença entre a situação de perda e a vulnerabilidade emocional oculta na definição de vítima; c) há uma relação entre a condição de vítima e a falta de autonomia emocional (as relações de dependência de diferentes tipos); e, finalmente, d) existe a interdependência recíproca entre os actantes da vítima, do juiz, do policial e do criminoso. Palavras chave: Comunicação midiática. Estudos Narrativos. Seriados policiais.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).