Finalidade antimetafísica da filosofia de Nāgārjuna

Autores

  • Giuseppe Ferraro UEPB

Palavras-chave:

Nāgārjuna, Buda, metafísica, upāya-kauśalya (meios apropriados)

Resumo

A filosofia de Nāgārjuna, opondo-se às metafísicas realístico-substancialistas das escolas ābhidharmikas, parece definir-se, inicialmente, como uma metafísica antissubstancialista, centrada no conceito de vazio. Uma leitura mais atenta, no entanto, mostra como, reconduzindo o pensamento nāgārjuniano aos princípios pedagógico-soteriológicos do Buda histórico, o sentido último da reflexão do autor das Mūlamadhyamakakārikā é intrinsecamente antimetafísico: o ensinamento da vacuidade, longe de equivaler a uma visão última da realidade, se revela apenas como um ‘meio pedagógico’ que visa contrastar, justamente, a tendência de construir metafísicas. Ao invés de oferecer descrições ou definições da realidade em si, a proposta budo-nāgārjuniana é a de utilizar as ferramentas lógico-conceituais apenas “como uma balsa”, isto é, como um meio, para alcançar a margem da superação da dor.

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Biografia do Autor

Giuseppe Ferraro, UEPB

Roberto de Andrade Martins é físico, formado pela USP em 1972, e concluiu o doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas em 1987. Atualmente é Professor Visitante do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Foi professor do Instituto de Física "Gleb Wataghin", da Universidade Estadual de Campinas, de 1983 a 2010. Colaborou, como orientador, com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com a Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul. Dedica-se a pesquisas sobre história e filosofia da ciência (especialmente da física). Possui bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, nível I-B. Orientou 20 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 5 teses de doutorado e co-orientou 1 nas áreas de História, Física e Filosofia. Atua na área de História, com ênfase em História das Ciências. As informações detalhadas sobre participação em eventos, palestras e seminários ministrados, participação em bancas e trabalhos de divulgação científica publicados não foram inseridas no Currículo Lattes, por serem em grande número, mas podem ser consultadas neste endereço eletrônico: http://www.ghtc.usp.br/ram-cur.htm.

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Publicado

2015-03-26

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa