O ser e o conhecimento: a presença do todo no eu
Palavras-chave:
Ser, eu, todo, sabedoria, conhecimento, Parmênides, Muṇḍaka-UpaniṣadResumo
O questionamento é algo próprio da condição humana. Durante muitos períodos e ainda hoje o ser humano é direcionado para tudo que é externo ao eu; no entanto, a sabedoria perseguida por longos períodos está intrínseca à condição humana, fazendo-se presente no ser. Assim, alguns pesquisadores, filósofos, sábios procuraram e ainda procuram o conhecimento no próprio ser, esperando dessa forma atingir ao conhecimento acerca do todo por meio do conhecimento do eu. Buscamos identificar no poema de Parmênides e na Muṇḍaka-Upaniṣad elementos que nos permitam reconhecer questionamentos sobre o ser com o intuito de conhecer o todo através do eu.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-11
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).