SUBJETIVIDADE E DIALOGICIDADE NA INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ COM SÍNDROME DE MÖEBIUS
Palavras-chave:
Orquestração – Integração Dialógica Mãe-Bebê – Síndrome de MöebiusResumo
Neste estudo nos concentramos sobre o desenvolvimento das condutas comunicativo-linguísticas e nas condutas dialógicas entre a mãe e um bebê portador da seqüência de Möebius. Investigamos as modalidades de inscrição do bebê no diálogo e todo o processo de orquestração, permitindo a demonstração da integração dialógica da díade, integração esta, que os conduz à afinação linguageira. O corpus é constituído de 23 sequências videográficas entre mãe e o bebê nas idades entre 11 semanas a 17 meses. Analisamos a produção dialógica da díade mãe-bebê quanto a : co-construção do sentido e do gesto; a intersubjetividade e intencionalidade presente nesta interação. Os resultados apontam que os contextos dessas práticas não são prévios aos afazeres nem autônomos à sua implantação: configuram-se na interação, nos momentos de co-construção/orquestração enquanto a moldam reflexivamente num processo dinâmico e sequencial de afinação linguageira. Palavras-chave: Orquestração – Integração Dialógica Mãe-Bebê – Síndrome de MöebiusDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-27
Como Citar
DE MELO, A. P. N. SUBJETIVIDADE E DIALOGICIDADE NA INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ COM SÍNDROME DE MÖEBIUS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 69–86, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/12244. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.