ENSINO DA NORMA CULTA: POLÍTICAS DE SUBSTITUIÇÃO OU AMPLIAÇÃO DIALETAL?

Autores

  • Flauberte Correia Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Variação. Norma Culta. Ensino.

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada nos moldes da Sociolinguística Aplicada. Uma investigação que tentou descortinar se o ensino da norma culta em aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública é pautado por políticas de substituição ou de ampliação das variedades linguísticas dos alunos. Para tanto, embasando-se nos pressupostos da Sociolinguística Educacional e em aspectos de metodologia do ensino de Língua Portuguesa como língua materna, analisa-se a prática de dois professores de Ensino Fundamental e a relação, nem sempre pacífica, entre as variedades dos alunos e a variedade culta da língua em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flauberte Correia, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Estudo de Linguagens pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus I, Salvador - BA; Especialista em Estudos Linguísticos pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana; Graduado em Letras Vernáculas pela UNEB, Campus XIV, Conceição do Coité - BA

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

CORREIA, F. ENSINO DA NORMA CULTA: POLÍTICAS DE SUBSTITUIÇÃO OU AMPLIAÇÃO DIALETAL?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 59–77, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/18589. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos