ENSINO DA NORMA CULTA: POLÍTICAS DE SUBSTITUIÇÃO OU AMPLIAÇÃO DIALETAL?
Palabras clave:
Língua Portuguesa. Variação. Norma Culta. Ensino.Resumen
Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada nos moldes da Sociolinguística Aplicada. Uma investigação que tentou descortinar se o ensino da norma culta em aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública é pautado por políticas de substituição ou de ampliação das variedades linguísticas dos alunos. Para tanto, embasando-se nos pressupostos da Sociolinguística Educacional e em aspectos de metodologia do ensino de Língua Portuguesa como língua materna, analisa-se a prática de dois professores de Ensino Fundamental e a relação, nem sempre pacífica, entre as variedades dos alunos e a variedade culta da língua em sala de aula.Descargas
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Publicado
2017-01-20
Cómo citar
CORREIA, F. ENSINO DA NORMA CULTA: POLÍTICAS DE SUBSTITUIÇÃO OU AMPLIAÇÃO DIALETAL?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 59–77, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/18589. Acesso em: 22 dic. 2024.
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