Métodos na Abordagem (supostamente) Comunicativa: análise de um livro didático de italiano

Palavras-chave: Língua Italiana, Livro didático, Metodologia de ensino de línguas,

Resumo

Em nosso texto, realizamos a análise de um livro didático de língua italiana para estrangeiros utilizado no Brasil a partir do referencial teórico da metodologia de ensino de línguas estrangeiras (FERNANDES, 2010; MARTINEZ, 2009; RICHARDS, 2006; RICHARDS e RODGERS, 2003; ABADÍA, 2000). Na análise, considerando a abordagem comunicativa para o ensino de línguas (AC), buscamos observar como se efetivavam as atividades de um livro que se dizia comunicativo em sua introdução, discutindo a coerência teórico-metodológica que o material apresentava. Como resultados, observamos uma falha conceitual na elaboração do material, com atividades que, na prática, não correspondiam à orientação epistemológica que o livro didático anunciava para si, fato que buscamos descrever.
Publicado
2018-12-31
Como Citar
Silva, J. E. do N., & Gullo, A. (2018). Métodos na Abordagem (supostamente) Comunicativa: análise de um livro didático de italiano. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 14(2), 353-376. https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42392
Seção
Artigos