Métodos na Abordagem (supostamente) Comunicativa: análise de um livro didático de italiano
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42392Palavras-chave:
Língua Italiana, Livro didático, Metodologia de ensino de línguas,Resumo
Em nosso texto, realizamos a análise de um livro didático de língua italiana para estrangeiros utilizado no Brasil a partir do referencial teórico da metodologia de ensino de línguas estrangeiras (FERNANDES, 2010; MARTINEZ, 2009; RICHARDS, 2006; RICHARDS e RODGERS, 2003; ABADÍA, 2000). Na análise, considerando a abordagem comunicativa para o ensino de línguas (AC), buscamos observar como se efetivavam as atividades de um livro que se dizia comunicativo em sua introdução, discutindo a coerência teórico-metodológica que o material apresentava. Como resultados, observamos uma falha conceitual na elaboração do material, com atividades que, na prática, não correspondiam à orientação epistemológica que o livro didático anunciava para si, fato que buscamos descrever.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-31
Como Citar
SILVA, J. E. do N.; GULLO, A. Métodos na Abordagem (supostamente) Comunicativa: análise de um livro didático de italiano. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 353–376, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42392. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/42392. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.