ENSINO DE LITERATURA: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES (2001-2010)?

  • Maria Amélia Dalvi
  • Neide Luzia de Rezende
Palavras-chave: Ensino de Literatura, Banco de Teses da Capes, Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras.

Resumo

Trata-se de um mapeamento das recentes pesquisas em torno do ensino de literatura, no âmbito de programas de pós-graduação em Educação e Letras do país. Tem como objetivo identificar dissertações e teses produzidas na última década (de 2001 a 2010), que trazem como uma de suas palavras-chave “ensino de literatura”, no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com acesso pelo Portal Domínio Público. Procura-se identificar temáticas e abordagens, bem como instituições e programas de pós-graduação nos quais tais pesquisas têm acontecido. Conclui-se que: há um impulso para a mudança do ensino, com base em teorias voltadas para a recepção; persistem limitações na busca pela internet, pela aparente lentidão das instituições na inserção dos dados; o modo como os pesquisadores identificam suas pesquisas não leva em conta o suporte digital; por fim, os resumos não são suficientemente precisos quanto aos conteúdos dos textos.
Publicado
2012-02-28
Como Citar
Dalvi, M. A., & Rezende, N. L. de. (2012). ENSINO DE LITERATURA: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES (2001-2010)?. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 8(2), 37-58. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10715
Seção
Artigos