Reflexões sobre as construções identitárias de docentes de Educação a Distância a partir da análise linguístico discursiva de interações no gênero consígnia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.38094Palavras-chave:
identidade docente, gênero consígnia, educação a distânciaResumo
Acompanhando mudanças na sociedade, a modalidade de ensino a distância surge reestruturando uma série de ações interacionais, o que também implica numa reconstrução identitária (HALL, 2004, CORACINI, 2003, 2005, CELANI E MAGALHÃES, 2002) do/a professor/a. Baseadas na perspectiva da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2002, 2006) e sob o viés da abordagem qualitativa de pesquisa (TRIVIÑOS, 1987, LÜDKE E ANDRÉ, 1986) e do estudo de caso (YIN, 2005), temos o objetivo de refletir interpretativamente sobre as identidades, através das atuações linguístico-discursivas dos/as docentes no gênero consígnia, no ambiente virtual Moodle na Educação a Distância. Observamos, com o estudo, que esse gênero, organizado com saudações e orientações, sinaliza para a construção de diferentes relações sociais entre docente-discentes e que essas diferenças revelam fragmentações identitárias próprias da busca de uma reavaliação ético-discursiva (SOUTO MAIOR, 2018) das práticas que o ambiente demanda para os/as profissionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-31
Como Citar
LUZ, L. S. de F.; SOUTO MAIOR, R. de C. Reflexões sobre as construções identitárias de docentes de Educação a Distância a partir da análise linguístico discursiva de interações no gênero consígnia. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 274–304, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.38094. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/38094. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.