Benjamin Moser: quando a luz dos holofotes interessa mais que a ética acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42212Palavras-chave:
Clarice Lispector. Biografia. Ficção biográfica. Biografia literáriaResumo
Este artigo põe luz a alguns temas tratados por Benjamin Moser, que podem ser questionados tanto pela análise de excertos da biografia que o autor escreveu, Clarice, (lê-se “Clarice vírgula”), quanto pela organização e introdução que fez para Todos os contos, de Clarice Lispector, e, ainda, pelas entrevistas que concedeu no tocante ao tom desrespeitoso que direciona à Academia e às pesquisas brasileiras acerca da autora. Este estudo é alicerçado, sobretudo, nas contribuições de Benjamin Abdala Junior concernentes às "coincidências" e aos "equívocos" enxergados pelo crítico na biografia escrita por Moser; na pesquisa de Berta Waldman acerca da não pretensão de enquadrar a escrita clariciana em um “gueto literário”, seja o judaico ou o cristão; nas análises de Nádia Battella Gotlib em relação à infundamentada afirmação que Moser faz sobre a doença de Marieta, mãe de Clarice Lispector, e no posicionamento crítico de Eneida Maria de Souza, estudiosa do gênero literário biográfico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-20
Como Citar
JERONIMO, T. C. Benjamin Moser: quando a luz dos holofotes interessa mais que a ética acadêmica. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 1, p. 8–20, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42212. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/42212. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ: Clarice Lispector (1920-1977)
Licença
Copyright (c) 2018 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.