Oralidade em prática lúdica na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.44273Resumo
As práticas educativas, que permitem a construção de espaços lúdicos, que privilegiam a oralidade, apresentam-se, no nosso entendimento, como caminhos na busca por uma educação de qualidade. Este artigo é um recorte da tese de doutorado, que teve como objetivo observar como a ludicidade presente em práticas escolares ajuda a desenvolver a oralidade em crianças em fase de aquisição de linguagem. Para tal, discutiremos à luz de alguns teóricos como Marcuschi (2001), Bakhtin (1988), e Vygotsky (1989). Metodologicamente, a pesquisa foi realizada com crianças na faixa de 2 a 3 anos de idade, matriculadas na Educação Infantil da Escola de Educação Básica da UFPB. Foram analisadas cenas de brincadeiras, gravadas em situações diversas do cotidiano escolar. As transcrições e análises de dados foram feitas através do software Eudico Linguistic Annotator – Elan. As análises apontaram para o papel da brincadeira como mola impulsionadora para o desenvolvimento da fala como também evidenciou a função relevante da contação de histórias nesse processo.Downloads
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Publicado
2019-09-12
Como Citar
ESCARIÃO, A. D.; DE FARIA, E. M. B. Oralidade em prática lúdica na educação infantil. DLCV, João Pessoa, PB, v. 15, n. 1, p. 48–71, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.44273. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/44273. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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