Enunciation assumptions of language

Authors

  • Cristina Novikoff Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias
  • Sergio Batista da Silva Instituto Politécnico Millenium

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65941

Abstract

Whereas, concurrently, three thoughts: 1st) "taking into consideration that dominate a particular language involves more than just mastering a particular code, involves the appropriation and construction of particular ways of understanding and conceiving the world" (BERENBLUM, 2003, p .179), 2nd) "The focus of interest to the diverse and qualitative researcher is seeking to obtain the data described by direct contact and interact with the object situation (CRESWEL, 2006, p. 79) and 3rd) that any understanding of a spoken or written text and therefore implies a responsiveness in a value-judgment (BAKHTIN, 1992), delineates the assumption that metaphors drawn from academic courses in the language of law express the value judgments that guide behavior and educational relations, lacking an epistemological analysis in an interdisciplinary way.

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Author Biographies

Cristina Novikoff, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias

Possui pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013), Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002), Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000), em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e, em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). É Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Atuou em diferentes Instituições de Educação e níveis de ensino, o que lhe permitiu ampliar seu olhar para o ensino, a pesquisa e extensão. Concursada na Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG na cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, em 2015, onde atuou como professora do magistério superior na graduação e como professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), nas funções de Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Formação de Professores, como Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/ HUAC e do Conselho Superior de Pesquisa. Em 2020 passou a atuar no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias - CEP/FDC, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Foi Editor-gerente da RPI - Revista de Pesquisas Interdisciplinares ? CFP/UFCG e foi líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG/DGPCNPq (2010-2022). Atualmente é líder do grupo de pesquisa NeuroMil: da formação ao combate (PROPESQUISA2022/CADESM/EB).

Sergio Batista da Silva, Instituto Politécnico Millenium

Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Grande Rio. Leciona Técnicas de Produção de Textos, Língua Portuguesa e Teoria da Literatura para o Ensino Médio e Pré-Enem. Instrutor da Marinha do Brasil nos Cursos de Formação de Aquaviário – CFAQ. Professor do Instituto Politécnico Millenium - Português e Produção de Textos e da Prefeitura de Petrópolis, RJ.

Published

2023-04-04

How to Cite

NOVIKOFF, C.; SILVA, S. B. da. Enunciation assumptions of language. DLCV, João Pessoa, PB, v. 19, p. e023012, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65941. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/65941. Acesso em: 11 may. 2024.