Paralelos entre sociolinguística e geolinguística
abordagens no livro didático
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65181Resumen
Entendemos que em sua ampla extensão territorial, o Brasil apresenta uma heterogeneidade cultural, social e econômica que se reflete na língua portuguesa, dessa forma, com o intuito de mostrar a contribuição da sociolinguística e da dialetologia para o conhecimento dessa diversidade linguística, este trabalho vem suscitar/provocar reflexões pertinentes à abordagem da geolinguística brasileira nos manuais didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. Com base em estudos de Cardoso (2010), Bagno (2007), Travaglia (2009), Ilari & Basso (2009) sobre uma proposta de pedagogia da variação linguística e à luz dos PCN, pretende-se analisar esses manuais e observar quais os tipos de variação são contemplados e como o conceito de norma culta/padrão é trabalhado. Nesse ínterim, pretende-se (re)pensar conceitos existentes, no campo acadêmico, sobre língua, variação e ensino, de maneira que sejam levantadas discussões que estimulem a reflexão de nossos educandos dentro do campo linguístico variacional.
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