Quantas mulheres há em Clarice Lispector?
estudo sobre Felicidade Clandestina e Laços de Família
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2020v16n2.55541Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar e compreender as descrições de mulheres, traçando um percurso aparentemente cronológico, a partir de personagens presentes em cinco contos de Clarice Lispector, sendo eles: Felicidade Clandestina, Preciosidade, Águas do mundo, Amor e Feliz Aniversário, a fim de entender as trajetórias femininas narradas e os papeis destinados às mulheres do século XX. Para isso, adotamos como metodologia a revisão da literatura especializada em história das mulheres e, de fortuna crítica, trabalhos e autores que têm como elementos centrais as obras de Clarice Lispector. Fundamentamos, então, o nosso estudo em Benjamin Moser (2016), Antônio Cândido (1970) e Michelle Perrot (2019), com a finalidade de compreendermos as características presentes na escrita de Lispector, bem como analisar de que forma ela transpõe as vivências das mulheres em seus textos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.