Educação Ambiental em cursos de formação de professores
formas de abordagens na área de Linguagens
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65216Résumé
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), instituídas pela Resolução do MEC nº 02, de junho de 2012, determinam as ações de Educação Ambiental necessárias aos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), com a finalidade de desenvolvimento da formação profissional. O objetivo desta pesquisa é analisar as formas de abordagens da Educação Ambiental no currículo do PPC de Licenciatura Plena em Letras Português e Libras ofertados pelo Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo sido realizada uma pesquisa documental nos referidos PPCs. Os resultados apontam que o curso de Letras Português apresenta uma abordagem transversal e interdisciplinar da Educação Ambiental, no intuito de promover uma articulação entre a teoria e a prática abordadas nas peculiaridades da formação dos professores. Por outro lado, no curso Letras/Libras, a Educação Ambiental não se encontra articulada no currículo do curso.
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