DISCUTINDO GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: A INCLUSÃO A PARTIR DO DESIGN INCLUSIVO NOS LIVROS MULTISSENSORIAIS

Autores

  • Alessandra Lopes de Oliveira Castelini
  • Denise Regina Quaresma da Silva
  • Regina de Oliveira Heidrich

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2179-7137.2018v7n3.43003

Palavras-chave:

Diversidade, Inclusão, Livros Multissensoriais, Estudos Étnico-Raciais, Formação de Docentes, Direitos Humanos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo ampliar a visibilidade da necessária discussão sobre diversidade étnico-racial e inclusão a partir do design inclusivo em livros multiformato, que se apresentam enquanto artefatos culturais, no debate educacional e interdisciplinar. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, de caráter qualitativo e embasa-se nos estudos propostos por Bauman (2001, 2005,2009); Castel e Quaresma da Silva (2017); Martins (2002; 2009); Cavaleiro (1999); Dias (1997); Fischer (2001); Hall (1997); Rosenberg (1996) e Scott (1995). Concluímos que o estudo sobre a diversidade étnico-racial nos livros multissensoriais de design inclusivo é um importante auxiliar no papel fundamental da formação inicial e continuada de docentes, para aqueles que vão atuar na primeira etapa da educação básica, bem como nas demais modalidades de ensino e outros contextos escolares ou não escolares, como forma de desenvolver e contribuir com a construção da afirmação da identidade de gênero e racial desde a educação infantil. o estudo de temas sociais, da diversidade e inclusão nos permitem a desmistificação do tema e contribuem na edificação de críticas construtivas e identificação da responsabilidade do Estado nos processos de exclusão e inclusão social na perspectiva dos Direitos Humanos, sobretudo àqueles que são as maiores vítimas do sistema econômico, tornando necessário o comprometimento rigoroso da elaboração cientifica, da crítica social, tornando-se necessário o deslocamento dos pontos de vista, do nosso olhar, considerando a compreensão do contexto histórico e social desses fenômenos bem como suas contradições e complexidades

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Biografia do Autor

Alessandra Lopes de Oliveira Castelini

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social – PPGDI - Feevale/RS. Mestre em Educação (UNICENTRO/PR). Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB).

Denise Regina Quaresma da Silva

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação. Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela UCES (2011), Doutora (2007) e Mestre (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicóloga. É professora Titular e pesquisadora da Universidade FEEVALE no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do PPG em Educação da Universidade La Salle-Canoas/RS.. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772827H9.

Regina de Oliveira Heidrich

Pesquisadora do CNPq. Pós Doutora pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Doutora em Informática na Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale/RS.

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Publicado

2018-11-18

Como Citar

CASTELINI, A. L. de O.; SILVA, D. R. Q. da; HEIDRICH, R. de O. DISCUTINDO GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: A INCLUSÃO A PARTIR DO DESIGN INCLUSIVO NOS LIVROS MULTISSENSORIAIS. Gênero &amp; Direito, [S. l.], v. 7, n. 3, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2179-7137.2018v7n3.43003. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/43003. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação, Gênero & Direitos Humanos (Edição Especial)